Além de Cumbuco proporcionar sempre ventos favoráveis para velejo, é o ponto da galera e é um pico perto de Fortaleza, pois Fortaleza, nos finais de semana, pode ficar um pouco apertado pela quantidade de surfistas e banhistas. O Downwind possue variadas condições no mar: flat até a vila do Cumbuco, lagoas formadas pela maré seca após o antigo hotel dos franceses e boas ondas no pico das almas.

A distância não é curta nem longa, é perfeita. Normalmente, se for curtindo sem pressa, se faz o downwind em 1 hora mais ou menos. Depois do downwind irado, chega-se ao Cauípe, considerado um dos melhores picos do mundo, água doce total flat de diferentes profundidades, beleza natural inigualável, e um pôr do sol deslumbrante.

Através dos anos a praia de Cumbuco tem se adequado às exigências de quem visita, a estrutura turística é uma das mais importantes do estado do Ceará, conta com mais de 40 pousadas e hotéis além de uma gastronomia internacional com mais de 20 restaurantes, de especialidades diversas: italiana, francesa, alemã e regional entre outras. Outro destaque importante de Cumbuco são as praias paradisíacas e as lagoas.

A praia de Icaraí fica a só 10km de Cumbuco e a região é de fácil acesso, existem trasportes alternativos e Ônibus a custo bem económico. Para viajar desde Fortaleza tem ônibus que faz o trajeto Beira Mar – Cumbuco (R$ 5,00 aprox). O lagamar e a Barra de Cauípe “O melhor ponto para prática de Kitesurf do Brasil” se encontra formada pela foz do rio Cauípe que deságua no mar, a bela paisagem conta com dunas, mangue e extensa área de coqueiral. Esta praia também abriga uma vila de pescadores.