A diversidade de frutas que temos no Brasil para consumo, devido a grande extensão territorial do país, facilita a mudança de hábitos alimentares, o que pode ser uma grande – e deliciosa – brincadeira, com a descoberta de muitos sabores desconhecidos. Que tal provar a polpa branca e doce do bacuri? Ou fazer um gostoso suco de caju?
Também não podemos esquecer os vegetais, importantes para regular atividades do organismo, como a digestão e a circulação sanguínea, e auxiliar no bom funcionamento dos intestinos, além de conservar e fortalecer o sistema imunológico.
A brincadeira tem de ser levada a sério, pois maus hábitos alimentares provocam aumento de peso e problemas de saúde. O erro, no caso, está em priorizar o consumo de gorduras, principalmente saturadas, e de açúcar e sal, em detrimento de frutas, hortaliças e grãos integrais (ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes).
Com tantas frutas e verduras, não é só a beleza das cores que alegra os olhos, há mais de duas décadas de evidências científicas comprovando que o consumo diário de frutas e vegetais traz benefícios à saúde. Baseada nessas evidências, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu uma recomendação, ainda por volta de 1990, para o consumo mínimo de 400 g por dia de frutas e vegetais.
Também se descobriu que, quanto maior o consumo desses alimentos, mais protegido está nosso organismo contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Sem falar que uma alimentação com boa quantidade de frutas e verduras protege daquelas viroses que resolvem ficar dias e dias grudadas no seu pé…
Não é o bastante para um esforço extra em mudar os hábitos alimentares da família? Pois aí vão algumas dicas para fazer dessa brincadeira a conquista de um padrão melhor de saúde:
- Monte pratos coloridos - As cores dos vegetais estão intimamente ligadas com os nutrientes que eles possuem. Portanto, o ideal é que se busque variedade de cores na alimentação diária. Quanto mais colorido o prato, maior a garantia de um consumo consistente de vitaminas e minerais.
- Prefira consumo de vegetais crus e naturais - As folhas demasiadamente cozidas ou fritas perdem os nutrientes. E, quanto mais naturais forem os vegetais, mais livres de agrotóxicos estão.
- Priorize as frutas da estação ou típicas da região - São as mais suculentas e ricas em vitaminas e sais minerais, além de serem mais em conta não precisando de agrotóxicos nem fertilizantes.
- Consuma de duas a quatro porções diárias de frutas - Todas as frutas são indispensáveis para o ser humano, e o ideal é consumir de duas a quatro porções diárias, de acordo com o estabelecido pela Pirâmide Alimentar Brasileira.
- Cuidados para o uso - Para fazer sucos, as frutas devem ser lavadas com hipoclorito de sódio e deixadas imersas na solução por 15 minutos. Como algumas recebem dosagens perigosas de agrotóxicos no cultivo, depois é importante lavá-las em água corrente.
- Ainda sobre sucos - Devem ser tomados imediatamente após o preparo, para evitar a perda dos nutrientes. Prefira a fruta (com polpas, há perda parcial dos benefícios). E, quando possível, não dispense cascas e sementes, que vão aumentar seu consumo de fibras e ajudar a regular o intestino.
- Na compra - Para consumo individual, procure escolher as frutas menores, que serão comidas de uma só vez. A fruta guardada cortada começa a oxidar e perder nutrientes.
Agora é só usar a imaginação para dar variedade a essa brincadeira! O colorido da alegria é a inspiração para decorar a mesa e a vida. Bom apetite!