+ Conheça Mais
 

Que Mundo Você Vive

 
.

Para conquistar mais saúde, a brincadeira é colorir o prato – e a vida!

08 mai
 

magis-blog-colorir-prato-2

A diversidade de frutas que temos no Brasil para consumo, devido a grande extensão territorial do país, facilita a mudança de hábitos alimentares, o que pode ser uma grande – e deliciosa – brincadeira, com a descoberta de muitos sabores desconhecidos. Que tal provar a polpa branca e doce do bacuri? Ou fazer um gostoso suco de caju?

Também não podemos esquecer os vegetais, importantes para regular atividades do organismo, como a digestão e a circulação sanguínea, e auxiliar no bom funcionamento dos intestinos, além de conservar e fortalecer o sistema imunológico.

magis-blog-colorir-prato-1

A brincadeira tem de ser levada a sério, pois maus hábitos alimentares provocam aumento de peso e problemas de saúde. O erro, no caso, está em priorizar o consumo de gorduras, principalmente saturadas, e de açúcar e sal, em detrimento de frutas, hortaliças e grãos integrais (ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes).

Com tantas frutas e verduras, não é só a beleza das cores que alegra os olhos, há mais de duas décadas de evidências científicas comprovando que o consumo diário de frutas e vegetais traz benefícios à saúde. Baseada nessas evidências, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu uma recomendação, ainda por volta de 1990, para o consumo mínimo de 400 g por dia de frutas e vegetais.

Também se descobriu que, quanto maior o consumo desses alimentos, mais protegido está nosso organismo contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Sem falar que uma alimentação com boa quantidade de frutas e verduras protege daquelas viroses que resolvem ficar dias e dias grudadas no seu pé…

magis-blog-colorir-prato-4

Não é o bastante para um esforço extra em mudar os hábitos alimentares da família? Pois aí vão algumas dicas para fazer dessa brincadeira a conquista de um padrão melhor de saúde:

- Monte pratos coloridos - As cores dos vegetais estão intimamente ligadas com os nutrientes que eles possuem. Portanto, o ideal é que se busque variedade de cores na alimentação diária. Quanto mais colorido o prato, maior a garantia de um consumo consistente de vitaminas e minerais.

- Prefira consumo de vegetais crus e naturais - As folhas demasiadamente cozidas ou fritas perdem os nutrientes. E, quanto mais naturais forem os vegetais, mais livres de agrotóxicos estão.

- Priorize as frutas da estação ou típicas da região - São as mais suculentas e ricas em vitaminas e sais minerais, além de serem mais em conta não precisando de agrotóxicos nem fertilizantes.

magis-blog-colorir-prato-5

- Consuma de duas a quatro porções diárias de frutas - Todas as frutas são indispensáveis para o ser humano, e o ideal é consumir de duas a quatro porções diárias, de acordo com o estabelecido pela Pirâmide Alimentar Brasileira.

- Cuidados para o uso - Para fazer sucos, as frutas devem ser lavadas com hipoclorito de sódio e deixadas imersas na solução por 15 minutos. Como algumas recebem dosagens perigosas de agrotóxicos no cultivo, depois é importante lavá-las em água corrente.

magis-blog-colorir-prato-6

- Ainda sobre sucos - Devem ser tomados imediatamente após o preparo, para evitar a perda dos nutrientes. Prefira a fruta (com polpas, há perda parcial dos benefícios). E, quando possível, não dispense cascas e sementes, que vão aumentar seu consumo de fibras e ajudar a regular o intestino.

- Na compra - Para consumo individual, procure escolher as frutas menores, que serão comidas de uma só vez. A fruta guardada cortada começa a oxidar e perder nutrientes.

magis-blog-colorir-prato-7

 

Agora é só usar a imaginação para dar variedade a essa brincadeira! O colorido da alegria é a inspiração para decorar a mesa e a vida. Bom apetite!

 
.
.

Descartável sem culpa!

06 fev
 

verterra-1

O norteamericano Michael Dwork, em suas andanças pela Índia, viu uma vendedora de comida de rua colocar umas folhas numa prensa e fazer, na hora, uma espécie de prato descartável.

verterra-01 verterra-4

O ambientalista não descansou enquanto não criou uma linha de pratos descartáveis 100% naturais, seguindo aquele princípio. E foi assim que nasceu a linha VerTerra, com pratos, tigelas e demais utensílios de mesa confeccionados com folhas de palmeiras recolhidas nas plantações de frutas da costa de Malabar.

verterra-0 verterra-2

E veja só que beleza, além de lindos, os pratos são realmente ecológicos: em sua fabricação, o sistema de moldagem usa apenas água e calor, sem a adição de nenhum produto químico. E na hora de descartar, a culpa é zero, pois podem ser jogados fora sem nenhum peso na consciência por serem totalmente biodegradáveis.

verterra3

 
.
.

Água de coco fresca e natural hidrata a pele

28 out
 

por Sonia Corazza

O soro do fruto do coco verde (cocus nucifera) é conhecido por suas propriedades hidratantes e remineralizadoras. De fato, a água do coco possui uma elevada concentração de potássio e magnésio, além de conter diversos minerais essenciais como zinco, fósforo, enxofre, manganês e silício. Com esta composição dita como muito semelhante ao plasma sanguíneo, a água de coco verde aparece como um ingrediente muito interessante para remineralizar o corpo todo.

Os efeitos para reduzir o colesterol, combater a desidratação e repor eletrólitos, enjoos e também a retenção de líquidos no organismo já são bem estudados e reportados, mas a novidade aparece para o uso estético: água de coco como água de beleza.

Alimenta por dentro, protege por fora

O delicado balanço do soro ainda inclui açúcares, aminoácidos essenciais, fatores de crescimento celular, polissacarídeos hidratantes, que alimentam a pele e resgatam seu equilíbrio hídrico, matando a sede que a pele tem. Todos esses elementos equilibram a barreira natural de defesa da pele, mantendo a pele hidratada e protegida da ação do vento, do frio, ar condicionado, radiação solar, entre outras

A aplicação tópica da água de coco verde proporciona refrescância e hidratação imediatas, dinamizando e propiciando que a pele recupere vitalidade, frescor e energia, deixando-a protegida contra as variações ambientais.

Existem ainda trabalhos científicos que mostram a modificação da formação dos pigmentos produzidos pelos melanócitos da pele, produzindo uma cor mais clara e suave, ao mesmo tempo em que previne um acúmulo excessivo de melanina. Dessa forma podemos pensar também que a água de coco usada para pulverizar a pele diariamente ajuda na manutenção do teor de sais minerais e na homogeneização do tom da pele, evitando as discromias do rosto.

Fonte: Vya Estelar

 
.
.

Tirar férias faz bem à saúde!

12 ago
 

Além de ser uma maravilha, tirar férias também faz bem à saúde. Agora você tem mais uma desculpa pra pedir férias no trabalho, um estudo comprovou que elas diminuem a pressão arterial, melhoram a qualidade do sono e eliminam o stress.

O estudo foi realizado na Inglaterra e divulgado pelo jornal The Daily Mail, ele foi feito por pesquisadores que estudaram dois grupos de pessoas, os que optaram por viajar e os que continuaram trabalhando.

“Ao analisar os dois grupos, foi possível notar que a pressão sanguínea dos viajantes caiu em 6%, enquanto os funcionários que seguiram trabalhando tiveram um aumento de 2% no mesmo período. Quanto ao descanso noturno, os viajantes apresentaram uma melhora de 17% e os trabalhadores perderam 14% da qualidade do sono.

Sobre o stress – a principal doença da vida moderna – os funcionários que tiraram férias foram avaliados com uma capacidade 29% maior de se recuperar em situações de stress. Dentro do mesmo contexto, aqueles que trabalharam sem folga diminuíram 71% da sua capacidade de lidar com o problema.

E se isso não fosse o bastante para entendermos a importância do descanso anual, os testes também revelaram a diminuição nos níveis de glicose no sangue, diminuição do risco de diabetes, redução de medidas, melhora do humor e dos níveis de energia. E todos esses sinais se mantêm por, no mínimo, duas semanas depois de voltar para casa.”

Agora já sabe, pede férias e vem relaxar no Cumbuco, apreciar nossas paisagens e se deliciar com nossas diversas opções gastronômicas.

fonte: todaela

 
.
.

Dia dos Pais no Cumbuco

09 ago
 

Um dia pra homenagear aquele que faz tudo por você tem que ser muito especial, não é? A gente te convida a vir curtir a data aqui no Cumbuco e aproveitar seu paizão de todas as formas. Vem com a gente!

Para as famílias mais tradicionais, reunir todo mundo pra almoçar na praia e ir de mãos dadas pro mar já é a maior alegria. O que não falta no Cumbuco são restaurantes e barracas de praia maravilhosas e com cardápios que vão te deixar na dúvida de qual prato você prefere. Tudo uma delícia!

Se o papai faz o estilo radical e adora uma aventura, a dica é fazer um passeio de jet ski em uma de nossas lagoas ( A Lagoa do Banana ou a do Parnamirim). Lá também a família vai encontrar várias opções pra hora do almoço.

 Já para os pais moderninhos que tem filhos mais velhos, vale curtir a noite do Cumbuco. Com direito a bares irados, boa música e drinks deliciosos.

Ou seja, aqui tem a programação perfeita para o dia dos pais, mas lembrando que o abraço é só você quem sabe dar.

Bom dia dos pais a todos!

 
.