Notícias

 

Festival Ars Brasilis apresenta novos arranjos musicais, em Itapetininga (SP)

26/11/2012

Milton faz 70 anos e comemora seus 50 anos de carreira / Foto: Luna Markman - G1 PE

 Nesta segunda (26), a cidade de Itapetininga recebe pela primeira vez o Festival Ars Brasilis – Concurso Nacional de Arranjos Instrumentais. O evento, realizado pelo Sesi, promove apresentações musicais e oficinas gratuitas, abertas ao público. Nesta primeira edição, a obra de Milton Nascimento é o tema do festival. O cantor e compositor é presença confirmada nesse encontro de música, cultura e entretenimento.

Para a abertura, o músico Zeca Collares realiza um show, repleto de forró, baião e coco, às 20h. Na quarta-feira (28), também às 20h, o maestro Eduardo Neves ministra a palestra-show “A  história da música brasileira por meio do choro”.  No dia 29, o público conta com a presença do compositor e arranjador Carlos Henrique Cascarelli, que realizará  a oficina “Software de notação musical e novas tecnologias”. O pianista Nelson Ayres encerra o ciclo de oficinas no dia 30, abordando o tema “a construção de um arranjo musical”, com dicas práticas.

O evento, que se encerra no sábado (1º), realiza a final do concurso de arranjos. Às 19h30, os dez finalistas da competição terão seus arranjos instrumentais executados pela banda Ars Brasilis, formada especialmente para o festival. Por ter como tema as belas composições de Milton, os participantes tiveram que selecionar uma composição do artista e criar um novo arranjo. Depois da premiação, o homenageado da noite, Milton Nascimento, sobe ao palco, emocionando o público com seu repertório.

O projeto Ars Brasilis promove o debate sobre o cenário musical e valoriza a criatividade e inovação da música nacional. O nome do festival é inspirado nas palavras em latim “Ars”, que significa “arte, técnica, saber”, e “Brasilis”, que representa “aquele ou aquilo que provém de terras brasileiras”.

Serviço

 Festival Ars Brasilis 2012

Itapetininga

De 26/11 a 01/12

Locais: SESI Itapetininga – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Vila Rio Branco

Secretaria Municipal de Cultura – Rua Saldanha Marinho, 107 – Centro

Rua Doutor Julio Prestes, 695 -  Centro

Coronel Pedro Dias Batista, 1164 - Centro

 

O Guia Cuca é um portal onde você encontra lazer, entretenimento e conhecimento. Seja bem vindo ao Guia Cuca - Cultura e Curiosidades! A gente compartilha, você curte! Curta nossa página no facebook e também o vídeo de apresentação do site!

 

 
Realização

Todos os direitos reservados © 2017 Guia Cuca

Preencha os campos abaixo para enviar esta página