Qualquer surfista pode contar como é o prazer de pegar uma onda e, quem sabe, um emocionante tubo. Bem, há alguns adeptos do esporte que não sabem falar, mas só de olhar se percebe que curtem demais o surf! São os cães, que acompanharam o ser humano em incontáveis diferentes situações através da história, até chegar na prancha de surf. Eles surfam, sim, e já faz tempo…

Tanto que há campeonatos de surf para cães e seus donos!

Surf-City-Surf-Dog-surfer-surfing-5

Surf-City-Surf-Dog-surfer-surfing-2

O mais conhecido é o de Huntington Beach, na Califórnia. O Surf City Surf Dog já é tradição local, uma competição e também um evento que arrecada fundos e conscientiza sobre causas relacionadas à bicharada, como doações e cuidados médicos.

Surf-City-Surf-Dog-surfer-surfing-19

Lá, os cães surfam em diversas modalidades. Entre elas, a de surf em conjunto, onde dois cães podem usar a mesma prancha. Em 2013, o recorde de 17 cães surfando na mesma prancha foi alcançado. Não é incrível? Só com muita gente que ama bichos participando da aventura para conseguir isso!

Surf-City-Surf-Dog-surfer-surfing-16

Na categoria Tanden, em que dono e cão surfam juntos, já tivemos, em 2014, a vitória de um brasileiro! Ops, dois! Ivan Moreira e seu labrador chocolate Bono. A dupla se deparou com 80 concorrentes, entre eles o buldogue Tilman, que era a grande estrela do surf canino nos Estados Unidos. Bono não só venceu na categoria como fez o maior sucesso com sua animação e alegria nas ondas, conquistando o título mundial. Depois foi só dar entrevistas para as TVs e virar destaque na capa do Los Angeles Times, maior jornal da Califórnia.

wersm-Ride-The-Wave-With-Bono-The-Dog

A carreira de Bono como surfista teve início quando Ivan, personal trainer, começou a praticar stand-up paddle e Bono demostrou gostar da coisa, nadando atrás da prancha. Numa viagem à Praia do Rosa, em Santa Catarina, Ivan arriscou entrar na onda com Bono sobre a prancha. Foi um sucesso! A partir daí a diversão ficou seria. Quando sobe na prancha, Bono late de felicidade e abana o rabo sem parar. Entre um e outro caldo, ele aprendeu a manter o equilíbrio, e já surfa até sozinho, com a maior pose!

BonoSurfDog020

Os planos para o futuro são ambiciosos. Ivan quer levar Bono para pegar a pororoca, onda mais longa do mundo, batendo o recorde de tempo de cão sobre prancha em uma onda. Há também o sonho de todo surfista, pegar um tubo perfeito na Indonésia. E não é que lá existe uma pororoca de onda “chocolate”, da mesma cor e nome do campeão de surf canino? É claro que Bono tem planos de ir para lá, levando junto seu inseparável humano parceiro, Ivan…

  • Tweet