Ele vem atraindo esportistas de várias modalidades, pilotos de parapente, windsurfistas e velejadores que encontram nesse esporte a emoção de juntar o céu e o mar. Tá curioso pra saber do que estamos falando? O nome é o resultado de duas palavras inglesas: “Kite”, que significa pipa e “Surf”, que significa navegar.

O Kitesurf consiste numa espécie de prancha de windsurf tracionada por um pequeno parapente que possibilita velocidade e várias manobras. Teve origem em 1984, fruto da idéia de dois irmãos franceses, mas, só em 1990 é que atingiu sua popularidade.

Bruno e Dominique Legaignoix , desenvolveram uma pipa com câmaras de ar. Uma vez infladas, o ar não escaparia delas, o que permitia que fossem erguidas novamente da água toda vez que caíssem, sem precisar de ajuda de terceiros.

Depois de conseguir patentear a invenção, os irmãos Legaignoix participaram de uma série de regatas internacionais de velocidade com esquis aquáticos para desenvolver o invento nos anos de 1985 e 1986. Só, então, em 1993 as pipas, já desenvolvidas, começam a ser vendidas.

Veja aqui o video de um downwind no Cumbuco:

Imagem de Amostra do You Tube